quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Esboço Inicial- Planejando uma atividade usando mídias digitais

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

O conteúdo discutido e selecionado para ser trabalhado com os alunos foi o Sistema Respiratório.
Para introduzir e desenvolver este conteúdo será apresentado um vídeo com o nome: De onde vem o espirro.
Este vídeo foi baixado da Internet e se encontra disponível no seguinte site: http//www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=19772.
A apresentação do vídeo tem o seguinte objetivo:
*Entender como acontece o processo fisiológico (espirro) no corpo humano.
Este conteúdo (sistema respiratório) está destinado à alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, direcionado para a disciplina de Ciências e tem como propósito o seguinte objetivo:
*Caracterizar o sistema respiratório com seus respectivos órgãos e funções;
Após assistirem ao vídeo, os alunos terão condições de terem informações propriamente dita sobre o Sistema Respiratório com seus respectivos órgãos e funções. Ao longo do desenvolvimento do conteúdo, os alunos também terão um momento prático e teórico com reforço do conteúdo através de uma atividade escrita. No momento de atividade prática, os alunos deverão confeccionar através da utilização de sucata, a representação dos pulmões onde mostra claramente como o mesmo se apresenta no momento da inspiração e expiração.
A avaliação será feita no decorrer de todo o desenvolvimento do conteúdo, através da participação, interação e cumprimento das atividades.
Os recursos a serem utilizados para desenvolver este conteúdo serão: computador, data show, sucata, livros didáticos e quadro e giz.
Além dos objetivos citados acima, o modo de como o conteúdo (sistema respiratório) será desenvolvido, dá suporte para trabalhar com algumas habilidades como:
*Trabalho em grupo;
*Criatividade ao lidar com sucata.

Nenhum comentário: